Atenção!

Este site oferece apenas informações à nível educacional. Se você está buscando diagnóstico ou tratamento de ferida(s) crônica/complexa(s) os aconselhamos à procurar centros especializados em feridas. Os centros especializados estão, geralmente, localizados em hospitais universitários (público) ou clínicas especializadas.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SEJAM BEM VINDOS!

 (NOVO)
Este website tem como finalidade contribuir com a prática clínica de profissionais de saúde interessados em expandirem conhecimentos na área de Feridas  Complexas. Os casos clínicos apresentados em cada tipo de feridas complexas foram acompanhados pela  enfermeira e autora deste projeto que atua há mais de 10 anos em cuidados de feridas complexas. Considerou-se como produtos os que estavam protocolados  no serviço. Sugere-se que cada serviço monte um grupo de feridas (interdisciplinar) para discutir e implementar um protocolo considerando os recursos financeiros, evidencias científicas e tipos de feridas que alí demandam.
 
O que são Feridas Complexas?
 
"Ferida complexa é uma nova definição para identificar aquelas feridas crônicas e algumas agudas já bem conhecidas e que desafiam equipes médicas e de enfermagem. São difíceis de serem resolvidas usando tratamentos convencionais e simples curativos." Essas feridas trazem um grande impacto sócio-econômico (Ferreira, at all, 2006).
 
Regras de Uso:
 
- Todas as fotos e casos clínicos aqui postados possuem os direitos autorais reservados, assim ninguem poderá utilizar fotos ou casos clínicos sem permissão escrita da autora.
- Esse espaço será frequentemente atualizado à partir de evidências científicas nacionais ou internacionais e também por meio da apresentação de casos clínicos acompanhados durante a prática clínica da autora. 
- Acesse periodicamente para acompanhar as novidades, deixar seus comentários e questionamentos que serão respondidos sempre que possível.
- Posteriromente retorne à pagina onde você deixou seu comentário e verifique a resposta, bem como deixe seu feedback!
- Compartilhe com seus colegas e alunos ! Divulgue conhecimento!
 
Atenciosamente,
 
Idevania Costa (Enfa, Msc, Brasil)
Mestre em Enfermagem Fundamental - Feridas Crônicas (USP).
Membro do Grupo de Pesquisa em Segurança do Paciente (USP).

 
*Warning! Please, you must respect the copyright and don’t copy any picture without asking the authorization or using information without citing the source!


Obrigada pela Visita!
 

 

20 comentários:

  1. Parabens pelo trabalho prof idevania, eu adore, pois tenho muito interrese em doenças cronicas
    e irei me aprofundar mas no assunto. bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá Quésia, que legal receber sua visita aqui, fico feliz que vc gostou. Espero vê-la novamente! envie suas dúvidas e comentários sempre que quiser, esse Blog é nosso e a participação de todos é muito importante! Bjocas, saudades...

    ResponderExcluir
  3. congratulations, for me you are the best, all the time improve your work....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you so much my dear I really appreciate your comments. You are welcome here, always!

      Excluir
  4. Olá Mestre. Fiquei feliz em vê-la criando um blog tão impotante como este. Faço questão de enviar para todos os meus amigos profissionais que necessitem de ver e acompanhar.

    ResponderExcluir
  5. Hello Solange is a pleasure to have you on our blog. It isn't hard to keep improving my work, simply because I love working with wounds.Thank you for the admiration of my work and come back soon! kisses.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr Nelson, que bom receber sua visita e saber que irá divulgar esse trabalho que tenho a satisfação em compartilhar com todos, pois seria impossível conseguir guardar tudo somente para mim! Obrigada pela admiração e interesse. Espero vê-lo em outros momentos aqui! forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Prof. Idevânia!!! Recebi seu email divulgando seu blog, eu vim visita-lo, e achei maravilhoso, nossa é ótimo compartilhar conhecimentos! prof. fiz vááários cursos contigo na práxis educativa qdo era no centro carmindo ainda,e confesso q aprendi muito com você, e admiro muito seu trabalho, sua dedicação!
    bom gostaria muito de entrar em contato com vc prof p/ conversar um pouco sobre enfermagem e feridas! se a senhora puder meu email é akbeneti@hotmail.com, ou se puder me passar o seu email ficarei muito grata!
    desde já agradeço muito pela atenção, e suuper parabéns pelo trabalho! que Deus continue abençoando seus sonhos e dedicações! beijos! Karen Bernardes!

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde Prof. Idevânia!!! Recebi seu email divulgando seu blog, eu vim visita-lo, e achei maravilhoso, nossa é ótimo compartilhar conhecimentos! prof. fiz vááários cursos contigo na práxis educativa qdo era no centro carmindo ainda,e confesso q aprendi muito com você, e admiro muito seu trabalho, sua dedicação!
    bom gostaria muito de entrar em contato com vc prof p/ conversar um pouco sobre enfermagem e feridas! se a senhora puder meu email é akbeneti@hotmail.com, ou se puder me passar o seu email ficarei muito grata!
    desde já agradeço muito pela atenção, e suuper parabéns pelo trabalho! que Deus continue abençoando seus sonhos e dedicações! beijos! Karen Bernardes!

    ResponderExcluir
  9. Querida Karen, fico feliz por ter visitado o Blog e gostado do que viu. Me lembro sim de vê-la em vários cursos da Práxis e tb do interesse especial pelos cursos de feridas. Vamos conversar sim sobre o assunto. Entrarei em contato contigo por e-mail. Obrigada pela admiração, respeito e interesse! Espero vê-la sempre aqui tb, ok!Bjos

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia Idevânia, tive acesso ao seu trabalho através de uma amiga do face, que trabalho lindo, que dedicação você está de parabéns pela sua iniciativa. Tenho encontrado muitas estrelas neste campo e infelizmente poucos como você que compartilha o aprendizado. Você já tentou outras formas de tratamento como dermacerium ou o laser? Gostaria de poder continuar te acompanhando. Beijos e que Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  11. Ola Marisa seja bem vinda! Fico muito feliz em receber seus comentarios e sua participaçao nesse espaço construído justamente com esse propósito. Bom, como vc pode ver esse é realmente um trabalho que construído com muito carinho, dedicaçao e apos longos anos de estudos e pesquisas. Assim em relaçao a sua pergunta o que tenho a dizer é que o Dermacerium é composto por Sulfadiazina de Prata 1% + Nitrato de Cério 0,4%, um antimicrobiano (ATB) de uso tópico, indicado expecificamente para a prevenção e tratamento de infecções em QUEIMADURAS!!!! Importante lembrar que nenhum ATB topico é recomendado para tratamento de feridas cronicas, pois essas feridas ja possuem bacterias resistentes, e por isso devem ser tratadas com ATB sistemicos (oral ou injetaveis), preferencialmente apos cultura ou biopsia do material, de forma a identificar exatamente que bacteria(s) esta(ao) presentes e a quais ATB elas sao sensiveis. Assim tb relembro que a queimadura nao é considerada uma ferida cronica, e APENAS neste tipo de ferida, os componentes do Dermacerium podem ajudar a prevenir ou debelar a infecção. Quanto ao Laser realmente nao tenho experiencia, mas alguns estudos tem demonstrado bons resultados na cicatrizaçao. No entanto esse tratamento é ainda considerado um adjuvante (complementar), necessitando por exemplo de coberturas que ajudam a controlar o exsudato da ferida etc.(vide terapeutica no site) como tambem é o caso da Camara Hiperbarica, apenas um tratamento complementar, mas ainda com evidencias cientificas consideradas fracas pela literatura.
    Se vc tiver mais alguma duvida ou questoes a serem feitas, por favor nao hesite em enviá-las, será um prazer troca experiencias!Forte Abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  12. Olá Idevânia. Gostaria de tirar algumas dúvidas.Tem como me passar seu email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Simone. Voce pode me contactar pelo Facebook feridas complexas. Me envie uma mensagem inbox que lhe responderei. Abs

      Excluir
  13. Amiga Parabéns pela iniciativa e pela magnitude do seu trabalho. Torço r aprendo muito com vc. Estarei aqui sempre. Obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga querida obrigada! Quando gostamos muito do que fazemos e sabemos que a disseminação de informações científicas contribuirão para a melhoria da qualidade de VIDAS e de CUIDADOS, fica impossível deixar guardado! Te admiro e torço muito por você tb. Saudades e forte abraço.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Enf.ªMsc Idevânia, Parabéns pelo espaço!
    Acompanho ulceras de pressão de meu pai por um período considerável. Está difícil a cicatrização! Queria, se possível, ter vossa orientação. Meu email: otaviojunior@tjrn.jus.br. Moro em Natal/RN. Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
  16. Prezada. Bom dia.
    Meu pai esta com escaras enormes na nadega, esta em casa, e nao sabemos mais o que fazer. A area é tao grande que consome quase um tubo de pomada de uma so vez, tem um cheiro forte, e esta dificil. Mesmo com orientação de medico local, nao estamos vendo rezultado. Qual a alternativa nestes caso, pois estamos perdendo a esperança de cura das feridas. Por favor nos de uma luz. Meu nome e Sidney, e moro em Joao Monlevade, Mg. Aguardo resposta. O

    ResponderExcluir
  17. Prezada, boa tarde . Poderia ter seu contato ? Gostaria de compartilhar o caso de minha avó juntamente com algumas fotos para que me ajudasse no caso dela e me desse um norte para encontrar um auxílio médico ..
    Meu e-mail é c.lupinett@gmail.com
    Obrigada
    Att Clícia Lupinett

    ResponderExcluir
  18. empréstimo! empréstimo!! empréstimo!!!
    Você está procurando uma empresa de empréstimo privado respeitável e credenciada que ofereça empréstimos para oportunidades de vida. Oferecemos todos os tipos de empréstimos de forma muito rápida e fácil, empréstimos pessoais, empréstimos automotivos, empréstimos hipotecários, empréstimos estudantis, empréstimos comerciais, empréstimos de investimento, consolidação de dívidas e muito mais. Você foi rejeitado pelos bancos e outras instituições financeiras? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou de uma hipoteca? Não olhe mais como se estivéssemos aqui para fazer de todos os seus problemas financeiros uma coisa do passado. Emprestamos fundos para indivíduos e empresas que precisam de assistência financeira a uma taxa de 2%. Nenhum número de segurança social exigido e nenhuma verificação de crédito necessária, 100% garantida. Quero usar esse meio para informá-lo de que oferecemos assistência confiável e de suporte e teremos prazer em oferecer-lhe um empréstimo.
    Em seguida, envie-nos um e-mail para: (amandaafredaoloan42@gmail.com) para solicitar um empréstimo

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, experiências, dúvidas... Participe!!